Jikan Time [#00]–Apresentação

JikanTime

Yo minna-san. Hajimetemashite boku wa Yashi desu. Sate, kyoo kara, anata wa subete no boku no seito ni narimasu. Yoroshiku onegai shimasu! ( /^-^ /)~

Deixe-me adivinhar…vocês não entenderam boa parte do que essa longa frase significa, estou certo? Pois bem. É aqui então que todos vocês aprenderão um pouquinho mais sobre a leitura, escrita e pronúncia (e não só isso) das palavras japonêsas. Traduzindo para uma linguagem de mais rápida absorção mental: Vamos estudar japonês!

Tudo bem, vamos confessar que eu não compreendo tão bem o idioma e que AINDA sou um estudante da lingua, mas tudo que eu sei eu posso passar pra vocês com facilidade. Aqui iremos aprender como identificar, ler, pronunciar e traduzir os ideogramas japonêses. Vamos começar com o básico que é hiragana¹, katakana² e kanji³.

1 – Hiragana: Alfabeto japonês usado mais frequentemente para palavras próprias da lingua japonesa como kuruma (carro), Ie (casa), oishi (gostoso/saboroso).

2 – Katakana: Alfabeto japonês usado APENAS para a escrita de palavras estrangeiras. Muito utilizado na hora de escrever palavras como meriuku (milk) e keeki (bolo) que são adaptadas para leitura e compreenção do povo nativo.

3 – Kanji: Ideogramas chinêses adaptados do Mandarim (hanzi) que em chinês significa exatamente “ideogramas do alfabeto Han”. Utilizados em japonês juntamente com hiragana e katakana para identificação de palavras com a mesma escrita e pronúncia, porém com significados diferentes. Assim como Hana pode ser Flor ou Nariz.

Agora que vocês já sabe o que é hiragana, katakana e kanji…vamos á parte onde vocês conseguem vê-los ao invés dos quadradinhos. Faça os seguintes procedimentos:

– Vá em Iniciar – Configurações – Painel de Controle – Opções Regionais e de Idiomas.
– Na alça Idiomas – Habilite a opção: Instalar arquivos para Idiomas do Leste Asiático – Clique em Detalhes
– Clique em Adicionar – escolha o idioma de entrada. Japonês IME.

Depois disso, instalem a fonte MS Gothic em seu computador. Agora você vê e escreve também em japonês!

Vamos conhecer agora os três tipos de alfabetos existentes:

hiragana

Este é o hiragana. Um alfabeto de letras mais redondinhas e, para mim, mais fáceis de se assimilar. Reparem que a única letra muda (sem vogal) é a letra N (pronunciada com um som mudo de “uun”) Reparem também que, a letra W está isolada. Mas isso porque em alguns casos da escrita e fala, podemos escrever como Wo e pronunciar apenas O. Como na frase: Itsumo kimi omoi wo all my time – Itsumo kimi omoi o all my time. Respectivamente aparecem como escrita e pronúncia. Esse é o alfabeto simples no qual não aparecem as junções como Ri+ya ou Ni+yu ou Ki+yo formando Rya, Nyu, Kyo.

katakana

Este aqui é o alfabeto katakana, um tanto quanto mais reto e firme. Para mim foi mais complicado aprender a escrevê-los mas, pelo que me dizem sempre, é o mais fácil de se assimilar pelos seus traços diretos e menos cheios de curvas. O mesmo acontece aqui, letras N e W isoladas pelos mesmos motivos. Neste alfabeto também existem as junções como kyo, ryo, nya, nyu…

Agora, não poderei mostrar TODO o alfabeto kanji pois eles são mais de 2 mil. No entanto, aqui estão alguns muito usados e vistos no dia-a-dia do otaku.

kanji

Aqui vemos kanjis como Tabe (verbo comer), Iku (verbo ir), Kawa (Rio), Hi (Fogo, dia, sol), Mizu (água), Ni (número 2) e Hon (livro). Os kanji respectivos aos que eu mencionei acima são: 食、行、川、火/日、水、二、本. Nos casos de Tabe e Iku, apenas TA e I são kanji.

Bom, acho que por hoje já deu pra aprender muita coisa não é mesmo? Devagar com o santo que o andor é de barro. Devagar e sempre.

Então por hoje acho que é só, vejo vocês na próxima edição do Jikan Time.

Sayoonara ^0^/

Anúncios
Post seguinte
Deixe um comentário

2 Comentários

  1. Ao invés de mudar a entrada do teclado da para instalar um extensão do Google Chrome que se chama “Ferramentas de entrada do Google”. Aí é só ir na página do Google (google.com) (AVÁ?!!) que você escreve em japonês. (mas antes tem de selecionar a linguagem desejada, no caso japonês, na extensão).

    Responder

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

w

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: