Jikan Time [#01]

JikanTime

よみんなおげんきですか

Olá pessoal, tudo bem com vocês? ( /^-^ )/

Bom vamos á mais uma pequena aula de japonês? Dessa vez, vamos á algo um pouco mais complicadinho, porém nada tão difícil. Hora de aprender os números, que em sí são muito importantes no dia-a-dia tanto no Japão quanto em qualquer canto do mundo. Clique aí no “Clique aqui para saber mais” e vamos ao que interessa, mas antes deixe apenas dar um recadinho de uma amiga que desapareceu e nunca mais ninguém teve notícias:

SUMIU

Láu, querida…sentimos muito a tua falta querida rainha dos tucanos. Sentimos muito, muito mesmo a tua falta! Apareça um dia por ai e vamos falar de qualquer coisa á teu agrado…só apareça pra matar a saudade TT^TT

Enfim, vamos á postagem!

Já pensou quantos numeros existem? Já pensou que japonês pode ser difícil com os números? Já pensou que você pode estar errado sobre isso e está? Pois é!

Contar em japonês só não é mais fácil porque você não tem essa lingua como idioma nativo. Saber contar em japonês é coisa de segundos e algo que se repete e então, você aprende facinho facinho, quer ver só? Vamos contar alguns números aqui:

299394_526341580714891_1788564633_n

Vamos ás explicações: Percebam que os numeros 4, 7 e 9 tem duas formas de se falar/escrever. Isso porque depende do que você está contando. Algumas vezes o zero também é chamado de maru. Esta denominação é empregada quando da leitura individual dos algarismos ao invés do número “por extenso”. Um exemplo é a famosa Loja 109 em Tóquio que chamada de ichi-maru-kyū. Este emprego de maru para denominar o algarismo 0 é semelhante à leitura do 0 em Inglês como “oh”. Maru literalmente significa círculo. Entretanto, como número, ele somente é escrito como 0 ou como 零 (rei).

Os número 4 e 9 são considerados azarados em japonês porque 4 é chamado de shi, um homófono de 死 (morte) e 9, quando pronunciado ku, é homófono de 苦 (sofrimento). A silaba inicial do 7 também é homófona de morte e por esta razão é preferível chamá-lo de nana.

No japonês moderno, os algarismos são chamados segundo a notação On’yomi, exceto os número 4 e 7, que são chamados de yon e de nana, respectivamente. As leituras On’yomi e Kun’yomi se alternam quando nomes de meses, dias dos meses e expressões numéricas são lidas. Por exemplo, a fração decimal 4,79 é sempre lida como yon-ten nana kyū, embora Abril, Julho e Setembro sejam chamados de shi-gatsu (quarto mês), shichi-gatsu (sétimo mês), e ku-gatsu (nôno mês), respectivamente.

Entenderam? Muito simples. Se não entenderam, peçam pra mim pelo twitter @Tioyash e eu explico melhor!

Para contar além de 10 você usa o próprio numero 10 junto com o numero que quiser de 1 á 9. Por exemplo o número 15 é juu-go (dez-cinco), número 13 é juu-san (dez-três). Agora se quer contar além de 19 (juu-kyuu) você coloca o número + juu + numero de 1 á 9. Exemplos:

ni-juu-ichi, ni-juu-ni, ni-juu-san, ni-juu-yon/shi e etc. (21,22,23,24) Números em japonês são faceis de se identificar depois do 100. Assim como aqui no Brasil, estudamos os numeros com unidade, dezena, centena, milhar, milhão e etc. Veja á seguir:

100 hyaku
1.000 sen
10.000 man
100.000 juu man 十万
1.000.000 hyaku man 百万
10.000.000 sen man 千万

Para compreender mais facilmente:

juu-man é a junção de 10 man (10 mil’s), hyaku-man é a junção de 100 man (100 mil’s) e sen-man é a junção de 1.000 man (mil números mil).

Bom chega de estudar esses números né, pois isso cansa e o bom para aprender é de pouquinho em pouquinho. E como diz o ditado: De grão em grão a galinha enche o papo.

Então eu me despeço de vocês, pessoal. Vejo vocês na próxima aulinha de japonês. Sayoonara ( /^-^ )/

Anúncios
Post seguinte
Deixe um comentário

4 Comentários

  1. Eu queria saber se o 10 em japonês de pronúncia “juu” mesmo ou “jyu”? Por que em KHR, toda vez que o Gokudera ia chamar o Tsuna de décimo, parecia que ele falava “jyu” e não “juu”.

    Responder
    • Yaash

       /  outubro 3, 2012

      A pronúncia do 10 é Juu. Mas como QUASE sempre, a pronúncia sai com jyu, as pessoas fazem essa comparação. Só se usa jyu em casos como “Di-a Jya. Di-o jyo, Di-u jyu”

      Responder
  2. Tucano lindo, eu ainda ando a stalkear por aqui 😉
    E omg esse meme-

    Responder
    • Yaash

       /  outubro 3, 2012

      Ai que ótimo que estás a me stalkear por aqui! Me sinto mais feliz! Vamos matar a saudade pelo facebook!
      Ainda tenho todos os memes que fizemos.

      Responder

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: