Jikan Time [#02]

JikanTime

よみんなおさしぶりだなね~

Minna!!!!! Há quanto tempo, não? Chegou a hora mais esperada da semana (não, sexta-feira não chegou) e vamos aprender mais japonês (ノ◕ヮ◕)ノ*:・゚✧

Bom, aqui vão alguns esclarecimentos devido á reclamações em minha caixa de entrada no e-mail:

Kanji/Hanja: O Kanji se originou do Hanja e lá, eles USAM o kanji sim só o nome muda. Assim como ônibus e autocarro aqui e em Portugal. O que quis dizer é que eles usam ideogramas, mas lá se chama hanja, japão é kanji. Simples!

Sawada: Querido chefe…quero mandar-te tomar no teu orifício traseiro em meio á duas partes de carne. Estou fazendo sempre o máximo de mim para postar e reunir os autores então, pare de reclamar que alguém deveria postar.

Comentários: São todos bem vindos, eu AMO ver comentários e por favor, ao ler isso ou qualquer coisa neste blog, favor comentar. Seja hater ou não.

Vamos ao post!

Que tal ver o resto do alfabeto e começar a estudar com um pequeno textinho? Vamos ver abaixo a extensão dos alfabetos hiragana e katakana.

hiragana_katakana_list

Vamos entender a pequena legenda de cores:

Sem título 1

Aluno: Yash-sensei, como você explicaria isso de on e yoon?

Simples: A leitura “on” é a escrita “simples” sem sílabas ya-yu-yo minúsculas. Yoon é a escrita que contém essas sílabas ya-yu-yo minúsculas.

Explicando tudo fica mais fácil de se compreender, se liga só:

SEI-ON

Escrita do alfabeto simples composto por 46 sílabas/ideogramas sem a adição dos fonemas formados por “g-z-d-p-b”. A-ka-sa-ta-na-ha-ma-ya-ra-wa-n é a sequência do A que dá início ao alfabeto mas atenção pois com Y não existe ye-yi, com W não existe wi-wu-we e o N se pronuncia com um som mudo de “unn”.

DAKU-ON

Aqui a coisa complica um pouco. Com a ajuda de duas áspas ou de uma bolinha, você muda a escrita e pronúncia. Esses acessórios se chamam dakuten e handakuten, respectivamente. O Ka-Sa-Ta-Ha se modificam para formar outros ideogramas. Ka vira Ga, Sa vira Za, Ta vira Da e Ha vira Pa e Ba. Uso do Handakuten/Maru(literalmente, bolinha) é apenas em casos de escrita da linha do P, trocando Ha por Pa.

Vocês perceberam que tem algumas mudanças? Vamos comentá-las. Ainda que esteja na linha do Za o ideograma referente ao ZI não existe e assim é substituido por JI quem tem o som de Dí. Então temos Dza, Dí, Dzu, Dze, Dzo. E o Da é diferente também, percebam que DI existe e entre parênteses existe a escrita JI. Isso significa que é escrito DI mas é pronunciado JI. O mesmo acontece com o DU lido Zu ou Dzu, como vocês preferirem.

SEI-ON YOON

Yay, chegou a parte que eu mais detesto na hora de estudar o alfabeto! Imaginem se juntarmos o Sei-on com Ya-Yu-Yo formando novos fonemas…Agora pense que você vai estudar isso agora mesmo…veja a merda que vai dar:

Sei-on (escrita simples) + Ya-Yu-Yo. Então é o mesmo que escrever Piá, Niá, Riá, Kiá só que de outra forma. É o mesmo que ler, por exemplo, Ki+ya = Kya; Ri+ya = Rya. Adicionando a linha do Y você obtem Rya, Ryu, Ryo, Pya, Pyu, Pyo e etc.

DAKU-ON YOON

Neste passo você já perdeu a paciência e está fechando a aba do blog e direcionando para o Facebook. Agora é que tudo fode de vez, onde todo mundo toma no cooh e vive feliz com o português mal ensinado nas escolas. Menos, claro, se seus professores de português se chamem Edimilson, Alexandra, Milton ou Angelica Lino Moricone, minha mentora de português.

Daku-on é aquela escrita que você troca Ka por Ga e Sa por Za…aqui você junta isso com Ya-Yu-Yo ou seja: Fudeu. Esta parte é composta por Ga-Za-Da-Ba + Ya-Yu-Yo ou seja: Gya, Ja, Ja, Bya. Notem quem Z e D ficaram iguais aqui…é porque a pronuncia de ambos seria a mesma. Dji+ya ou Zdji+ya formando Jya/Jya e, aqui, para não ficar estranho, escrevemos apenas Ja.

HANDAKU-ON YOON

Simples: É a linha do Pa com HANDAKUTEN. Lembre-se: Dakuten é a aspa e usado com Ka,Sa,Ta e Ha, HANdakuten é usado SOMENTE e APENAS para escrever a linha do PA.

Uffa, ninguém merece compreender tudo isso de uma só vez não é mesmo? Mas bora, tá quase terminando. Vou explicar um pequeno diálogo que aprendí há 4 anos atrás no site da NHK Japão que ATÉ HOJE ministra cursinhos de japonês online via áudio com apostila. Vamos estudar uma frase de todo este diálogo:

 

Leo: Ano sumimasen… pasupooto ga ochimashita yo!

Menina: Aa! Domo arigato gozaimasu!

レオ: あのすみません。。。ぱすぽおとがおちましたよ!

女の子: ああ!どもありがとうございます!

Leo: Por favor, com licença…seu passaporte caiu!

Menina: Ah! muitíssimo obrigado!

Aqui temos um diálogo simples de duas pessoas e que pode ser dissecado da seguinte forma:

Ano sumimasen: Por favor, com licença.

Pasupooto: Passaporte.

Ga: Partícula japonesa com a propriedade identificativa ou conjunção “porém”. A partícula tem a função de identificar um objeto desconhecido que neste caso é o passaporte. Pasupooto ga, neko ga (o gato), inu ga (o cachorro) e assim vai. Como conjunção, serve como um “mas, porém, entretanto, todavia” um exemplo disso é a frase: Inu wa suki da ga, neko wa kirai da. (Eu amo cachorros MAS odeio gatos.) Em tradução literal: Cachorro eu gosto mas gatos odeio. Essa de singular e plural veremos depois.

Ochimashita: Verbo Cair (ochimasu) no presente.

Yo: Yo vem no final da frase, e é usado para fazer afirmações. Yo é também por vezes usado após substantivos, e funciona como um marcador vocativo. Isto é especialmente utilizado em velhos discursos, poesias e canções.

Bom, tendo base nisso…podemos dizer que “YO” é algo como um FIQUE”!!!” algo imperativo.

Enfim pessoal, espero que tenham gostado da aula de hoje e que tenham compreendido tudo certinho. \^0^/ Espero vocês na Quarta-Feira que vem com mais um Jikan Time!!!

Ja mata!

Anúncios
Post seguinte
Deixe um comentário

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: