Meu #1 post – A mitologia em Code Geass (+ Escolha o nome da nova coluna)

Escolha o nome dessa nova coluna!


OIEEE!! Eu sou Batatahans, sou um lindo guaxinim treinado nas artes místicas de comer hambúrgueres de qualidade duvidosa para auto satisfação, e irei postar coisas erronias e de caráter falho para vocês, sobrecuriosidades e etimologias de basicamente animes, e cultura pop também. Tenham paciência, e leiam, mesmo que o texto pareça longo, e sem nenhum tipo de humor. ISSO Ë IMPORTANTE: o Mr. Sawada vai fazer uma enquete ( por que sou n00b e não sei come fazer), onde vocês escolherão entre nomes pré-selecionados por rattatas treinados, um nome para a minha coluna. Caso queiram me conhecer melhor( deixem fotos) depois post meus links de redes sociais e outras formas de espionagens retroalimentares. E mais importante comentem, nem que seja só um oi, eu respondo, gosto de sarcasmo e humor negro, então digam nonsense, façam piadas ou critiquem( mas não xinguem) mas comentem! Então here we go pro primeiro post por mim feito.

Na minha opinião Code Geass é o anime mais bem feito de todos. Soundtrack, animação, personagens, contexto, tudo impecável, portanto entendam: Sou bitch de CG então vou mesmo exaltar a magnitude essa obra prima.
Mas como diz o titulo, quero falar sobre a mitologia em CG. Basicamente é mitologia arthuriana, mas tem umas cuspidelas de mitologia nórdica e menos ainda de outras (Mas é muito, muito, muito bem feito gente, beira o genial! Se eu não soubesse pensaria até que fui eu quem fiz esse anime.) .

Primeiro deixem-me dizer que eu não vou ficar explicando muita coisa do anime, e vai ter spoilers como por exemplo o fato de Lelouch morrer no final (Chorei nessa cena as 4 vezes que assisti o anime.) então assista o anime antes de ler o post por favor, ou pereça.
A primeira grande referencia é que tanto na lenda arthuriana quanto no CG o personagem principal é rei, ou vai se tornar um, mas essa referencia é boba e whatever, mas tem coisas mais interessantes ai, como os Knight of rounds de CG, numerados de acordo com as sua habilidades, e com Knightmares nomeados sobre os cavaleiros da távola redonda( Round table), Tristan, Mordred, Percival, e é claro Lancelod. E aqui vem a vomitada de genialidade de Ichiro Okouchi: as únicas razoes para a mesa ser redonda são não bater na quina da mesa, e mostrar igualdade entre todos da távola, mas Charles zi Britannia quer que eles concorram para mostrar o melhor, e recompensa o mais forte. E os mais espertos devem se lembrar que não há nenhum Knightmare de Arthur, e justamente Arthur que a própria lenda diz que vai retornar? Justamente por essa parte da lenda que diz que Arthur retornará quando o reino britânico precisar de ajuda que ele não é um Knightmare, e sim voltou em carne e osso, na majestosa forma de um gato roxo; o que faz pensar que, ou ele pensa que o reino britânico não deve receber a sua ajuda, ou ele viu que o reino esta em boas mãos de Lelouch e do sucessor de Lancelot, ou ainda é só um gato que…. Dane-se ele é um gato.

A C.C. é a dama do lago, já que da á Lelouch a espada, no caso geass, para tomar o poder do reino; claro que isso é uma versão onde excalibur não veio cravada na pedra, mas pela dama do lago. Mas e Lelouch? Eu não entendia por que tinha dois Arthurs , ele é claro o rei que vai salvar o povo, ele tem que ser o rei Arthur! Mas o próprio Lelouch disse varias vezes que se C.C. é uma bruxa ele era o feiticeiro, PPPAAAAAAAAA! Ele é o Merlin, ele tem os poderes mágicos inexplicáveis, e como dizem as lendas o pai de Merlin era um demônio e a mãe uma freira ( DxD High school pode te ajudar a visualizar bem, mas pegue um lencinho umedecido antes de assistir) assim como Lelouch é filho do vilão.

Os cavaleiros negros também vem da lenda arthuriana, e representava a morte, e alguns dos contos dizem que o cavaleiro negro jogava sujo. Outra coisa um tico curiosa é que Guinevere (mulher de Arthur) brincou com a espada de Lancelot, e então Arthur descobriu( por isso Arthur [o gato] sempre morte o Suzaku[Lancelot]), e na luta contra seu melhor amigo excalibur quebra; e no episodio “gosto de terra” Lelouch pensa que Susaku o traiu, e então a luta entre ambos exércitos acontece, e depois disso Lelouch pensa perder a irmã ( por quem ele lutava) e a ordem dos cavaleiros negros( que era grande parte do poder dele).
E uma das armas mais poderosas do sacro império de Britannia é Avalon, a nave que fica estática nos céus, e é base de operações para o conde pudim em alguns momentos. Na literatura arthuriana, Avalon é a ilha para onde Arthur vai após ser ferido, e fica até a hora de retornar para salvar o império; mas também é onde excalibur foi forjada, o que faz sentido se pensar que os mechas do anime são em parte feitos na nave homônima. E para quem não se lembra Avalon também á a maior inspiração para Tolkien mandar os elfos de LOTR para uma viagem à uma terra distante (não lembro o nome do lugar mesmo) , e não morrerem de fato .

O texto ta um porre, então pra mudar de assunto (NOT), vamos para a cultura nórdica. Duvido que tenham paciência para ler até aqui então vou falar qualquer besteira que ta ótimo.
Em CG tem o esquadrão das valquírias, se não me engano há referencias à Fenrir, mas posso estar falando caca. Mas uma parte importante era o sistema Gefjun, Gefjun era uma deusa nórdica, vanir, que provinha alimento, felicidade, papinha, o que não faz nenhum sentido com CG, é sarcasmo japonês, só pode, mas um outro nome da Gefjun era Freya, ou Freija, ( gente isso é um apelo pessoal, Gefjun e Freija são falados com “I” não “J” eu me chamo Johannes e sofro com isso todos os dias, vamos nos conscientizar) para quem não lembra F.R.E.I.J.A. ou Field Limitary Effective Implosion Armament é o que todos lembramos carinhosamente como “Bomba atômica rosa que não faz sentido e não é afetado pela gravidade”
( Não vou colocar imagens porque imagens de uma peituda e uma bola rosa lado a lado não faz sentido, vocês não olhariam para as explosão)
Outra coisinha legal é Damocles, a fortaleza alada de Schneizel El Britannia, que menstruava a F.R.E.I.J.A. , segundo a historia, em uma cidade da Sicilia havia um rei chamado Dionísio, rico e com tudo que todos queremos ( games, e posição de GM em todos os MMos), um de seus amigos, Dâmocles sempre enaltecia o quão boa era a vida de Dionisio, até que o mesmo o ofereceu um dia em seu lugar, e Dâmocles aceitou( óbvio), no dia seguinte enquanto desfrutava do banquete e (por questões de visualização e imaginário) virgens dançavam para ele, ele engasgou ao se reencostar por ver uma espada presa no teto por um fio, e então entra a fortaleza voadora, ela representa o que Schneizel sentia ao matar MILHÕES, que o poder vem com riscos e males, e também por isso a fortaleza é voadora, esta sobre a cabeça de Lelouch, que era o rei.

E finalmente o geass, é legal, é uma maldição ou dádiva, mas claro que se você for escolhe por em alguém você vai escolher maldição, é de origem galesa, e bem… não tem muito a ver com o CG, na lenda normalmente mulheres colocam nos homens ( irônico) e é quase sempre um tabu que não pode ou não deve ser quebrado, por que daí você morre =) Um bom exemplo que TODOS nós conhecemos é Mcbeth, que teve o tabu de não poder ser morto por nenhum homem nascido de uma mulher, mas ( me expliquem isso) McDuffy matou McBetty ( McDonald ya ya oo) por ter nascido graças á uma cesariana (-_- Serio Shakespeare?) . Então temos por fim (Graças) a espada de Akasha, Akasha é em muitas religiões e conceitos, conhecido como o éter ( não o liquido que da barato) que é o quinto elemento, uma essência astral primaria. Mas o psiquiatra Jung ( por favor, Lê-se Yung) diz que é onde esta a totalidade da sabedoria e conhecimento humano, ou o consciente coletivo ( agora tudo faz sentido ), na minha opinião Jung era louco, e só por que outro louco viu uma coisa que só foi descoberta depois, acha que o louco conhecia por osmose, mas Jung também era louco, então tanto faz.
Mas finalmente, Finalmente eu terminei, desculpa por escrever tanta coisa, mas realmente sou fanboy chato de Code Geass, ainda falta falar tanta coisa, mas não é sobre mitologia então deixa pra depois, espero que tenha gostado, e que ( duvido) tenha lido tudo, Abraço camelos alados, *w*/ até depois, e All Haill Britannia!

QUAL VOCÊ ACHA QUE DEVERIA SER O NOME DESSA COLUNA?

Anúncios
Deixe um comentário

7 Comentários

  1. Ghost of OtaKing

     /  novembro 16, 2012

    Bacon Vitruviano me lembra de Incas Venusianos. Bons tempos em que eles me abduziam… Espera, ainda acontece!

    Responder
  2. Princess Nebbia

     /  novembro 17, 2012

    Serio?/Serio mesmo?Alguem alem de mim ama batatas e code geass?Por favor tio, preciso te conhecer!Vamos falar ma maravilha q CG e correr pelos campos!

    -q
    brinks
    mas vamos conversar um dia, ok?
    muito bom o post, coisas muito interessantes, mitologias sempre sao legais, mesmo sendo meio drogadas, as pessoas das histórias sempre fazem isso ser interessante.

    Responder
  3. Igor Snow

     /  novembro 18, 2012

    O texto é (meio) difícil de entender, mas a intenção é legal.
    Não concordo com tudo que tá escrito (até pq tem partes que eu não entendi rs), mas têm umas partes interessantes. Continue escrevendo a coluna do Penguin de Toalha (de um jeito mais claro, please KKK)
    enfins enfins, primeiro post que li do blog ^^

    Responder
  4. IMO, agora que vejo CG depois de todos esses anos (já fui super fã na época que ele era adorado rs), percebo que ele está como esse post, se me permite ser sincera (sem ficar ofendido, claro).
    São várias coisas (referências?) jogadas de maneira aleatória para parecer realmente bem pensado, mas no fim fica apenas pseudo. E clichê. Usado de forma ruim (ou pelo menos que não deu lá tão certo quanto poderia ter dado). Se você parar pra analizar tudo faz de todo lixo um luxo. Mas no fim vai continuar apenas sendo lixo. Code Geass é legal, fez parte de uma boa época da minha vida, mas agora ele já está mais do que ultrapassado, dsclp. ):

    (mas continue elogiando a C.C., ela é uma linda mesmo e)

    Responder
  5. Meu santo Deus, ele citou Jung… Sem fazer coesão alguma entre os conceitos (assim não há sanidade que resista mesmo, né?)

    Enfim, bem vindo ao P.O., aguente firme e… Bem… Só li seu post até a parte de Bicht de CG e pulei pra parte q vc chama o criador da minha abordagem analitica favorita de louco…. Ahh… Enfim. Boa sorte.

    Responder
  6. Eu gostei bastante do post e do tema dele, mas ficou extremamente confuso. Se você melhorar sua escrita um pouco, vai ficar muito melhor ^^

    Responder

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

w

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: