Jikan Time [#04]

jikantime

みんなさん!こんいちわみんな!あなたはおげんきですか?ぼくはおかげさまです。 ( ´ ▽ ` )ノ

Vocês sentiram minha falta (tudo bem que só tem um ser humano que aparece por aqui e eu to dando “aula” pra uma pessoa só, mas o importante é a gratidão do meu público sendo ele 1 ou 1.000.000.

O blog parou, sim, parou e temos um motivo: não fomos pagos para trabalhar e estou neste momento num navio negreiro de escravos á caminho de um outro blog (mentira, nem tenho outro blog só se a Haiame me aceitar no blog dela pra fazer essas coluninhas chatas que ninguém curte.

Enfim, vou voltar a postar aqui quando eu puder e claro que continuarei do ponto em que parei, afinal não tem sentido começar tudo novamente uma vez que eu já tenha dado início a isso. Se você não viu as aulas anteriores por favor, procure minhas postagens e mãos á massa!

O que aprenderemos hoje é algo tão simples quanto dizer olá em russo –q. Já reparou que pra tudo até mesmo dentro de casa temos de ter uma forma correta de se falar? Como você pediria comida? Faria compras, ofereceria comida aos convidados de sua casa… tudo isso você verá aqui e agora no Jikan Time!

Antes de tudo, queria compartilhar duas imagens com vocês. Eu as encontrei numa página do Facebook chamada Japão, Eu Curto! que contém milhões de coisas sobre o Japão entre imagens e notícias dadas nos canais japoneses. As duas imagens se referem aos alfabetos Hiragana e Katakana que contém as letras sem dakuten e handakuten (já falei oque são aqui no P.O) só que com imagens para você conseguir se referir melhor e decorar de vez os dois alfabetos. Veja só:

Alfabeto hiragana com imagens. Leitura de cima para baixo, da direita para esquerda.1014362_361432977316927_709350222_n

Alfabeto katakana com imagens. Leitura de cima para baixo, da direita para esquerda.1012166_371866802940211_962898885_n

Você deve estar se perguntando o porquê se todas as imagens serem diferentes sendo que se tratam da mesma letra. Acontece que o katakana é usado para escrever nomes comuns e próprios de origem estrangeira, principalmente ocidental, onomatopéias, palavras técnicas, gírias e nomes científicos de plantas e animais. As onomatopéias escritas em katakana estão muito presentes na língua japonesa – nas histórias em quadrinhos (mangás), elas são frequentemente usadas para representar o som da chuva, palmas, socos.  Já o hiragana é usado pra tudo ou quase tudo (não podemos nos esquecer do Kanji) no Japão.

Agora vamos ao que interessa mais: A aula em sí.

Suponhamos que você está em uma viagem de férias no Japão e conheceu novos amigos e já tem contato com eles, ou seja, consegue se comunicar verbalmente sem muita dificuldade. Mas você saberia como fazer compras ou até mesmo oferecer comida aos seus amigos? Vejamos a seguir.

Você está almoçando um delicioso sukiyaki com ovos quando derrepente a campainha toca e são seus amigos visitando-te. Você gentilmente pede para que eles entrem e então explica que estava almoçando e então, pergunta a eles se gostariam de se juntar a você no momento da refeição

僕: みんなさん…いかがですか?

Boku: minna-san…ikagadesuka?

Eu: Pessoal… estão servidos?

Essa é a forma mais correta (e única) de se perguntar se seus amigos e pessoas que estão ao redor querem comer junto contigo.

E caso você resolva fazer compras e não souber perguntar preço? E AGORA O QUE FAZER?! Nani wo suru ka? Eu explico pra você perguntar preços.

僕: すみません,これわいくらですか?

Boku: Sumimasen, kore wa ikura desu ka?

Eu: Com licença, quanto custa isso?

販売者: これわ980円です

Hanbai-sha: Kore wa 980 ien desu.

Vendedor: Isso custa 980 ienes.

 

Bom, espero que tenham aproveitado tudo isso pois aos poucos você vai aprendendo mais e mais afinal: De grão em grão a galinha enche o papo.

Para os usuário de celular Android que querem estudar um pouco mais, baixem os aplicativos chamados: JA Sensei, Japonês em Um Mês e o PERFEITÍSSIMO Obenkyou. Ambos irão te ensinar cada vez mais sobre o alfabeto, números e gramática. Caso não possua esse serviço, acesse o site da NHK Japão pois lá tem um curso gratuito de japonês online (foi onde comecei aprender) e que serve muito!

 

じゃあまたね!

Até mais pessoal, fiquem bem!

Anúncios
Post anterior
Deixe um comentário

3 Comentários

  1. Kawassaki

     /  julho 5, 2013

    Valeu Yashito!!! 😉

    Resposta
  2. james

     /  janeiro 17, 2015

    OIIIIIIIIIIIII. E UM BELO BLOG :C pena que a 2 anos atras que foi seu ultimo post
    ;c

    Resposta

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: